Nossa informação genética
- Carlos Nieto

- 28 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Partícula de luz Nº 8

Quando falamos de genética, estamos falando de genes.
Os genes são partículas de material genético.
Quer dizer: segmentos de DNA, que contém informação.
As funções biológicas do DNA incluem:
O armazenamento de informação (genes e genomas),
A codificação de proteínas (transcrição e tradução),
E a autorreplicação do DNA, para segurar a transmissão da informação às células filhas durante a divisão.
Dentro do DNA, encontramos moléculas ou unidades chamadas nucleotídeos que tem a função de armazenamento e transmissão genética, e atuam nas reações de transferência de energia química nas células.
Pensemos um pouco...
Um cromossomo humano tem cinco bilhões de nucleotídeos, e por sua vez, cada nucleotídeo tem dentro dele 4 bases ou elementos, (adenina, guanina, timina e citosina).
Multiplicando 5 bilhões pelas 4 bases ou elementos (adenina, guanina, timina e citosina), cada cromossomo tem 20 bilhões de unidades de informação .
Se uma página de um livro normal tem 800 letras (tendo como referência uma pagina A4 com uma letra Arial n° 11), e um livro tem 500 paginas, então, esse livro tem 400.000 letras escritas, ou unidades de informação que formam palavras, frases e parágrafos.
Se dividimos, 20 bilhões de unidades de informação genética de cada cromossomo, pelas 400.000 letras em cada livro ou unidades de informação de escritura, então, podemos dizer que cada cromossomo contém o equivalente a 50.000 livros de 500 paginas.
Se esses 50.000 livros são multiplicados por 46 cromossomos, que uma pessoa possui no seu DNA, então, equivalem a 2.300.000 de livros.
Toda essa quantidade e complexidade de informação, forma parte de nossa genética dentro de nosso DNA.
Cada ser humano tem dentro de todos seus cromossomos, uma das maiores biblioteca do mundo.




Comentários